domingo, 9 de maio de 2010

IDA E VOLTA OUTRA VEZ

 

Repetition

Tudo na vida é repetição. Fazemos as mesmas coisas que fazíamos no passado, encontramos amigos que se parecem com outros que já tivemos e o tempo levou embora, temos nossos relacionamentos com pessoas com o mesmo temperamento, fazemos tudo do mesmo jeito embora pensamos estar fazendo diferente, e para atingir o mesmo resultado.

Amar é repetição. É mais que não querer viver sozinho. É ter alguém para apoiar sua loucura ou simplesmente te abraçar na noite que voce desabar. Todos desabam, e mente quem disse que nunca desabou.

Embora tudo na vida possa se repetir, os personagens sempre mudam. Uma pessoa que, na parte anterior da sua vida não tinha tanta importancia torna-se um dos personagens principais no teatro da sua vida, e você pode contar com ela para não repetir os atos passados que levaram a uma desilusão, uma tristeza ou um rompimento prematuro. Essas pessoas novas que encontramos possuem em todas as características traços de alguém que conhecemos, que pensamos ter visto em outra vida, mas não nos tocamos que essa pessoa tem as características dominantes daquela que acabou de sair da sua vida. Essa falha de julgamento de nossa parte faz com que tentemos repetir atos do passado, os mesmos atos que cometemos no relacionamento anterior, pensando que, como esse relacionamento é mais recente, as coisas podem ser diferentes.

Mas não é. Os erros se repetem numa sequência artimética. A pessoa também pode estar começando a mostrar os erros que levou ao seu término também, não pense você que é único nessa peça de teatro. Mentiras pequenas com grandes consequências, brigas que parecem “deja vu”, noites sem dormir, coração dolorido, lágrimas escondidas, tudo isso, todo o pacote de “Apaixonado para sempre” é apresentado a nós na nossa repetição dos atos.

E porque repetimos esses atos? Eu tentei descobrir, juro que tentei. De física a metafísica, não achei lá muita coisa, só relatos de pessoas que acabaram, na sua busca pela resposta, repetindo os mesmos atos do passado. Isso é inato a todos.

Será que, já que a vida é repetição, o amor também o é? Será que amar é repetir sempre os mesmos atos com pessoas diferentes, esperando que aquela pessoa que está recebendo sua ação é aquela que vai te entender, que vai superar seus erros, que vai ter aquela palavra que vai quebrar a repetição da sua vida? Eu penso que, se eu continuar pensando assim, eu vou estar apoiando meus erros nos meus relacionamentos anteriores, e admitindo que não sou perfeito. Mas isso não quer dizer que a pessoa tenha a obrigação de ter essa tal “palavra” que vai mudar minha repetição. Se eu tiver menos sorte, é capaz dela ir-se embora simplesmente para que eu recomeçe minha caçada a outra pessoa que tem a palavra mágica.

Olhando para trás, eu já tentei achar o exato momento que minha vida começou a ruir. Não consegui achar, talvez porque eu sou orgulhoso um tanto demais para admitir, ou porque não tenha uma pessoa que pare o filme no exato momento e diga:”Viu, voce errou bem aqui”… E ainda tem aquele pequeno ponto, que eu chamo de “Salve Rainha”. Talvez não tenha sido um erro meu. Já pensou nisso? Se sua vida é uma repetição, talvez o erro não seja seu, mas sim da outra pessoa que não entende que voce está repetindo a sua vida. Talvez a pessoa não estivesse preparada para o que voce ia dizer, para o que voce ia fazer, para nada do que voce esteja pensando. Talvez ela ame menos, ou talvez ela ame diferente. Talvez ela estivesse esperando o erro da pessoa anterior da vida dele.

Engrenagens diferentes uma hora param de funcionar, e as palavras são engrenagens que, junto com os atos, mantém tudo o mais funcionando organizadamente. Quando estamos acostumados com a nossa vida, com os nossos atos, com os atos passados que levaram a um rompimento, isso pode fazer com que estejamos sempre esperando essa palavra mágica que conserte tudo, que traga um conforto para nós. Quando não achamos esse conforto, começamos a temer o pior. Que a pessoa não te ama, que está indo embora tal qual o relacionamento anterior, e isso é terrível. Aí mandamos a razão praquele lugar e começamos a agir, mesmo que instintivamente, do mesmo jeito que agíamos no passado. Até que a pessoa, por falta da palavra mágica, vai embora tal qual o relacionamento anterior.

Acho que nosso Criador deveria ter deixado-nos um manual. Nossa vida está sempre travada num “replay” contínuo, estamos sempre no mesmo lugar, só que mais velhos e mais machucados. Os personagens mudam a nossa volta, e estamos nesse ritmo: ida e volta outra vez. Repetiçao.

repetition-patterns

0 comentários:

Bem vindo a todos

Bem vindo a todos. Pegue uma cerveja, ou você prefere vodka? Tem rum também, conhaque...
Sabe de uma coisa, pegue você mesmo, fique à vontade. Curta o show, ele é único. Certifique-se de que tenha desligado o celular, porque isso aqui não tem hora e nem dia para acabar.
ENJOY...

Influências

  • Aerosmith
  • Blackmore's Night
  • Devil Driver
  • Impellitteri
  • Led Zeppelin
  • Lost Weekend
  • Motorhead
  • Pain
  • Rainbow
  • Yngwie Malmsteen